Participação especial: Profª. Karolyna Herrera na I Escola de Verão do LEMATE
No dia 24 de março de 2022, a professora Karolyna Herrera, integrante do LERU, participou da I Escola de Verão promovida pelo Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território (LEMATE) da UFSC. O projeto do laboratório tem como foco o Desenvolvimento Territorial Sustentável, em que se aplicam os temas: planejamento territorial, cooperativismo, indicações geográficas, turismo rural e marcas coletivas, especialmente voltados para a formação de agentes de desenvolvimento e Cestas de Bens e Serviços Territoriais.
No 8º encontro do projeto, foi abordada a temática das ações das mulheres rurais na construção do Desenvolvimento Rural Sustentável. Em participação conjunta com a professora Karolyna, a discussão teve a presença da professora do curso de Ciências Sociais da UFFS, Valdete Boni. Assim como a integrante do LERU, a profª. Valdete possui experiência em Sociologia Rural e foco em temas como gênero e agricultura familiar.
Em análise dos estudos de gênero e trabalho no meio rural, Karolyna trouxe a reflexão da falta de reconhecimento no papel do trabalho produtivo e reprodutivo e da consequente invisibilidade das mulheres rurais, as quais são comumente reconhecidas como meras ajudantes dos pais e, posteriormente, dos seus parceiros. Tal invisibilidade contribui ainda mais para a sobrecarga de funções dessas mulheres, sendo um impedimento para que se dediquem à formação e qualificação profissional, assim como às suas próprias intenções de vida.
Complementando a discussão, a professora Valdete abordou um pouco do seu estudo de caso direcionado para o envolvimento das mulheres nas atividades em agroindústrias da região Oeste de Santa Catarina. Nele, foi constatado que grande parte das tarefas são realizadas pelas mulheres e que por mais que elas dispõem de mais tempo para desempenhá-las, consideram como um trabalho menos árduo, quando comparado com o que realizavam nas lavouras.
Para mais detalhes, acesse a conversa completa disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=5yJaVd5zVHQ.