Professores do LERU escrevem capítulo de livro lançado em Brasília e Rio de Janeiro
O professor Cristiano Desconsi é líder do capítulo La nueva Cédula de Producto Rural y los ecosistemas digitales en la financiación agraria en Brasil escrito em coautoria com Giancarlo Moraes dos Santos, Daniela Aparecida Pacífico e Karolyna Marin Herrera, e publicado no livro Transição digital na agricultura e políticas públicas na América Latina.
O livro é uma iniciativa da rede de Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural na América Latina, e foi organizado pelos pesquisadores Jean-François Le Coq, Frédéric Goulet, Jelle Van Loon, Federico Bert, Deissy Martínez Baron.
De acordo com a apresentação do livro, a transição digital no setor agrícola da América Latina tem se desenvolvido rapidamente desde a crise da COVID, e tem o potencial de revolucionar muitos aspectos da agricultura e dos sistemas alimentares, como práticas de produção, acesso e gerenciamento de meios de produção, acesso a recursos naturais, extensão rural e comercialização de produtos. A transição digital também oferece o potencial de revolucionar as ferramentas de políticas para a agricultura. Embora essa transição traga vários benefícios para lidar com os desafios enfrentados pela agricultura na América Latina, ela também traz riscos, especialmente em termos de aumentar a distância entre os agricultores familiares e o agronegócio.
Com 23 capítulos que apresentam estudos em nível regional e nacional ou territorial em 10 países latino-americanos (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Peru, Uruguai e México), este livro oferece uma visão geral da dinâmica da transição digital no setor agrícola nos países, territórios e cadeias da América Latina. Ele analisa os atuais avanços e limitações da digitalização, bem como as políticas relacionadas à transição digital em vários países da região.
O capítulo de autoria dos professores do LERU traz uma discussão sobre como os instrumentos de financiamento privado operados por meio de canais digitais são apresentados como uma solução para agilizar a concessão de crédito, aumentar os volumes disponíveis e atingir os pequenos e médios agricultores nas diversas regiões rurais do país. No entanto, tudo isso tem novas implicações, como a redução do envolvimento do Estado na promoção da produção agrícola, o aumento da influência do mercado de capitais no setor e a digitalização das finanças com novos mecanismos de controle sobre o processo de produção. Com esse problema em mente, este capítulo busca entender o processo de concessão de financiamento privado à produção agrícola, com foco na Cédula do Produto Rural (CPR).
O livro foi lançado durante o Seminário Internacional Transição Digital na Agricultura e Políticas públicas na América Latina, em Brasília, durante os dias 04 e 05 de dezembro de 2024 e, também, durante evento de lançamento no CPDA/UFRRJ, no dia 10 de dezembro. Na ocasião Jean-François le Coq (CIRAD/OPPA), Claudia Schmitt (OPPA/UFRRJ), Cristiano Desconsi (LERU/UFSC) e Mário de Ávila (UnB Planaltina) debateram seus capítulos com a plateia. A sessão foi moderada por Karina Kato (GEMAP/OPPA/UFRRJ). A atividade, sediada no CPDA/UFRRJ, contou com o apoio da RedPPAL, do CIRAD e da FAPERJ.