Chamada pública de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) beneficiará produtores de leite
Fonte: FETRAF-SUL
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) beneficiará agricultores familiares que produzem até 100 litros de leite por dia, através de uma chamada pública de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) voltada para a inovação tecnológica na cadeia produtiva do leite.
As reuniões acontecerão com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que identificará as tecnologias existentes no setor e as estratégias de formação de técnicos. O objetivo da chamada pública é que as tecnologias cheguem até os agricultores familiares no meio rural. As reuniões com a Embrapa contarão com representantes de 17 centros de pesquisa, um extensionista de cada região do Brasil e uma equipe de técnicos do Departamento de ATER da Secretaria da Agricultura do MDA.
Para a FETRAF-SUL/CUT este é um investimento importante para a agricultura familiar que tem a atividade como renda familiar. “Precisamos investir em estudos sobre pastagem também. O leite à base de pasto aumenta a produção, a qualidade do leite e diminui os custos de produção também”, disse o coordenador geral da FETRAF-SUL/CUT, Celso Ludwig. A Federação acredita que devem ser feitos investimentos em produção de leite sustentável.
O projeto do MDA e Embrapa identificou que os agricultores familiares que produzem até 100 litros de leite por dia representam 46,9% de toda a produção de leite do país. O Departamento de Pesquisa de ATER aponta que a tecnologia e a assistência técnica intensiva melhoram a qualidade e o volume de produção de leite. A chamada pública deve ser lançada ainda este ano, por enquanto, as pesquisas continuam sendo realizadas.