Jovens participam do curso “Semeando Terra Solidária”

12/06/2013 17:47

Fonte: FETRAF-SUL, por Aline Eberhard

Quarenta jovens que participam do curso “Semeando Terra Solidária” em Santa Catarina, no campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) de Chapecó, estão ministrando os encontros em seus municípios com o auxílio dos dirigentes sindicais, coordenação do curso e lideranças. As etapas municipais já iniciaram em trinta municípios catarinenses e terão dez etapas no total.

Segundo a coordenadora co Coletivo de Jovens de Santa Catarina, Jucimara Araldi, os jovens que participam do curso no campus de Chapecó estão transmitindo o conhecimento adquirido para a juventude da sua região. “Estou acompanhando alguns jovens e eles estão nos surpreendendo, tanto na questão que envolve o número de pessoas que participam do curso, quanto ao repassar as informações”, disse Jucimara. Autoridades políticas, lideranças sindicais, entidades e muitos pais dos jovens estão acompanhando as primeiras etapas.

A primeira etapa do curso trabalha o Plano Familiar Agrícola, com ênfase na gestão da propriedade, e o método de desenvolvimento do curso que é baseado na Teoria de Paulo Freire (pedagogia da alternância/moldes da educação popular). “Os jovens participam das decisões, colocam suas ideias e demonstram seus interesses durante os encontros. Trabalhamos com o interesse do coletivo”, salientou a coordenadora. Para Jucimara, estes jovens agricultores familiares serão as lideranças do futuro. “São eles que darão continuidade às nossas organizações e estarão liderando as comunidades e municípios. Os nossos sindicatos estão entendendo que este investimento na juventude dará frutos no futuro”, afirmou. Os jovens estão demonstrando interesse em continuar participando do curso e em conhecer experiências novas de propriedades da agricultura familiar.

A segunda etapa do curso no campus da UFFS de Chapecó – SC acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de junho de 2013.

O que é o curso “Semeando Terra Solidária”?
O curso “Semeando Terra Solidária” é voltado para a juventude da agricultura familiar de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O Curso vai capacitar inicialmente 120 jovens que, após cada etapa, multiplicarão o conhecimento para mais 40 jovens de cada município, totalizando mais de 4900 jovens formados no final de 2014. O projeto é uma parceria entre a FETRAF-SUL/CUT, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).