Meio Rural terá cobertura de internet até 2015

14/06/2013 20:09

Fonte: FETRAF-SUL/Por Aline Eberhard

O Ministério das Comunicações anunciou nesta quarta-feira, 05, em uma reunião com representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (FETRAF-SUL/CUT) que assinou contrato com duas empresas de telefonia para a instalação de internet no meio rural. O prazo é que a cobertura de internet seja estendida aos três Estados do Sul até o final de 2015.

As empresas responsáveis pelas instalações no Paraná será a TIM e no Rio Grande do Sul e Santa Catarina será a empresa OI. O agricultor familiar que obtiver a internet no meio rural deverá efetuar a instalação de um telefone fixo na propriedade e terá um custo mensal de aproximadamente R$ 60,00. As instalações iniciam em 2014 e devem ser concluídas até o final de 2015.

Atualmente, comente 10% das propriedades do meio rural possuem acesso á internet. Segundo o Ministério das Comunicações uma nova rede de telecomunicações, com nova tecnologia, será utilizada no Brasil para atender a população do meio rural. “As decisões tomadas foram fundamentais para levarmos banda larga de alta velocidade à área rural brasileira. Isso significa que o campo terá um serviço com a mesma velocidade que a cidade”, disse o diretor do Departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia da Secretaria de Telecomunicações, José Gontijo.

A inclusão digital para a agricultura familiar está na pauta da FETRAF-SUL/CUT desde 2011 e nos Acampamentos Estaduais da Juventude que aconteceram em Santa Catarina (Rio Fortuna), Paraná (Candói) e Rio Grande do Sul (Ipê) um documento com a reivindicação foi entregue ao governo Federal. A inclusão digital é percebida como um fator para a sucessão da propriedade rural. “São diversos os fatores que fazem o jovem permanecer na propriedade e um deles é a internet, acesso à informação e a comunicação digital. Esta é uma grande conquista para a juventude do campo”, disse a coordenadora do Coletivo de Jovens da FETRAF-SUL/CUT em Santa Catarina, Jucimara Araldi.

A FETRAF-SUL/CUT desenvolve um projeto com 120 jovens dos três Estados do Sul sobre Redes Sociais de aprendizagem, onde, a juventude recebe noções básicas de informática e como utilizá-la na gestão da propriedade. “O curso está ensinando os jovens a utilizar a internet como uma ferramenta para gerir a propriedade e com internet em casa eles poderão fazer a troca e busca de informações”, concluiu Jucimara.