LERU no CBA (Congresso Brasileiro de Agroecologia)
Nos dias 20 a 23 de novembro, a agroecologia ocupou o centro do Rio de Janeiro com o XII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA)!
O congresso contou com 19 espaços diferentes tendo como ponto de partida a Fundição Progresso e se estendendo pelos Arcos da Lapa, Circo Voador, Praça do Passeio, Associação Cristã de Moços, Cinema Odeon entre outros. Onde se localizavam atividades dos 16 eixos temáticos.
O evento contou com mais de 5 mil inscritos, 3 mil trabalhos apresentados entre resumos técnicos-científicos, relatos técnicos e relatos populares. Também estiveram presentes mais de 1.600 representantes da agricultura familiar, de 48 povos indígenas, comunidades quilombolas, ribeirinhas e comunidades tradicionais.
O Laboratório de Estudos Rurais (LERU) também esteve presente representado pela Professora Karolyna Marin Herrera e a bolsista de Iniciação Científica Manoela de Pinho. A professora Karolyna Herrera esteve presente fazendo a moderação dos trabalhos apresentados no Tapiri de Gênero e diversidade e também avaliando trabalhos no mesmo Tapiri. Já a bolsista Manoela de Pinho participou do II Festival de Cinema Agroecológico, no Cine Odeon, representando o filme “De Meiembipe a Chuquisaca: a descoberta do Império Inca” da diretora @arrebolcarol produzido pela @arrebolproduções. O filme narra a saga do primeiro europeu a chegar até os Andes conhecido como “descobridor” do Paraguai e as problemáticas desta narrativa.
![]() |
![]() |