Produção técnico-científica do LERU para o CBA 2025
Em outubro de 2025 acontecerá em Juazeiro/BA, o 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) e o LERU estará participando com apresentação de trabalhos técnico-científicos. Foram submetidos e aprovados 7 (sete) trabalhos elaborados por professores, colaboradores do LERU e estudantes de graduação e pós-graduação. As análises se referem a estudos que estão sendo realizados no âmbito do Laboratório, ligados à projetos de pesquisa e de extensão.
O trabalho “A agroecologia fortalece nossa autonomia e se fortalece com a gente”: perfil das organizações produtivas de mulheres na Mostra da Produção das Margaridas 2024 é um relato de experiência técnico do Projeto de extensão denominado Autonomia Econômica e Elaboração de Políticas Públicas para Mulheres do Campo, Floresta e Águas, coordenado pela professora Dra. Karolyna Marin Herrera, e foi executado no âmbito do TED do Ministério das Mulheres, registrado no SIGPEX sob o nº 202320769.
O segundo trabalho, Projetos executados por NEA e CVT com recursos de Editais CNPq de fomento à pesquisa em agroecologia revelam modos de ação refere-se a uma análise de dados do terceiro relatório do Projeto de pesquisa denominado Tecnologias e Bioinsumos no Brasil: a contribuição dos núcleos de estudo em agroecologia e produção orgânica na transição sociotécnica para sustentabilidade, coordenado pela professora Dra. Daniela Aparecida Pacífico, registrado no SIGPEX sob o nº 202202233
Já o trabalho Mercados de reciprocidade, agroecologia e soberania alimentar: o caso dos engenhos de farinha de Garopaba/SC trata-se de uma análise realizada no âmbito do Projeto de extensão denominado Inclusão produtiva com segurança sanitária da farinha de mandioca artesanal de Garopaba/SC, coordenado pelo professor Dr. Cristiano Desconsi, registrado no SIGPEX sob o nº 202413953.



