LERU apoia a Aldeia Yynn Morotchi Whera na elaboração do Plano de Gestão Territorial e Ambiental, entregue à Ministra dos Povos Indígenas

23/11/2023 13:07

No dia 20 de novembro de 2023 a Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, visitou a Terra Indígena M’Biguaçu (TI), em Balneário São Miguel, para ouvir as demandas dos povos indígenas catarinenses. Além da comunidade Guarani local representada pela caciça Celita Antunes, participaram do encontro lideranças indigenas das aldeias Guaranis de Santa Catarina e lideranças dos povos Xokleng e Kaingang de outras regiões do estado.

Na ocasião, foi entregue à Ministra o Plano de Gestão Territorial e Ambiental da Terra Indígena M’Biguaçu, elaborado coletivamente pelos moradores da aldeia, com o apoio de Charles Lamb (ONG CEPAGRO) e do prof. Valmir Stropasolas (LERU). A participação do LERU se deu através do Projeto de Extensão “Promoção de eventos educativos, culturais e ambientais, em comunidades locais, com a participação de crianças, jovens, mulheres e anciãos”, coordenado pela Prof. Karolyna Herrera.

A metodologia adotada para a elaboração deste plano possui uma concepção integrada do Território Indígena e reúne os vários fatores que afetam as famílias que vivem na Aldeia, organizados em 4 eixos interligados:

1) O território, a cosmologia e a cultura do povo Guarani residente na TI M’Biguaçu
2) A vida social e política na TI M’Biguaçu
3) O patrimônio natural e a alimentação do povo Guarani
4) As fontes de renda e a economia na TI M’Biguaçu

Na ocasião, a Ministra também participou da inauguração da Unidade de Saúde Indígena (UBS-I Yynn Moroti Wherá), na Terra Indígena M’Biguaçu. A abertura dessa UBS-I é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Biguacu e a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), cujos representantes estiveram no evento.

Também estiveram presentes Kerexu Yxapyry (secretária de Direito Ambiental e Territorial Indígena do MPI), Hyral Moreira (coordenador da Funai Regional Litoral/SC), Charles Lamb (CEPAGRO), estudantes do curso de Licenciatura Indígena da UFSC, a comunidade quilombola local, representantes dos poderes executivo e legislativo entre outros.

Entrega do Plano de Gestão Territorial e Ambiental da Terra Indígena M’Biguaçu. Na foto: Hyral Moreira (Funai Regional Litoral/SC), caciça Celita Antunes, Ministra Sonia Guajajara, e Kerexu Yxapyry (secretária de Direito Ambiental e Territorial Indígena do MPI)